Conheça as melhores universidades do mundo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

MIT

Há cerca de dois meses divulgamos a lista das melhores universidades, porém aquela lista era das melhores universidades por disciplina. Agora saiu o ranking geral feito pela QS Quacquarelli Symonds.

Certamente todos esperariam ver como primeira da lista a Universidade de Harvard. Pois bem, não é o que aconteceu. Harvard que era considerada a segunda melhor universidade do mundo, nesse ano, será considerada a terceira melhor.

A surpresa fica para o líder do ranking, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), localizado na cidade de Cambridge (EUA), que é considerada a melhor pela primeira vez.

O fato se deu em razão aos seus altos índices de citações, proporção de estudante por docentes e aumento de profissionais internacionais. Em segundo lugar aparece a Universidade de Cambridge (Reino Unido), que havia sido a primeira em 2010 e em 2011.

“A ascensão do MIT coincide com a mudança global que enfatiza a ciência e a tecnologia. O MIT demonstra o aperfeiçoamento de um modelo que vem sendo seguido por novos Institutos de Tecnologia de ponta, especialmente da Ásia”, pontua o chefe de pesquisa da QS, Ben Sowter.

O ranking é composto de 700 universidades espalhadas em 72 países, mostrando a globalização da educação. Entre as 100 primeiras colocadas, aproximadamente 10% possuem mais estudantes internacionais do que em 2011, o maior crescimento nos nove anos de história do ranking.

Sowter destaca: “A aceleração inédita de recrutamento internacional é reflexo da busca global por talento. Mais de 120,000 estudantes internacionais foram reportados por 500 universidades este ano, sugerindo que o total global atual seja superior a 4.1 milhões”.

Confira as principais universidades e escolha a sua se desejar estudar no exterior, ou não.

  • Reino Unido: Cambridge (2), UCL (4), Oxford (5) e Imperial (6) estão entre as dez primeiras.
  • Europa: França: todas as universidades francesas no topo da lista apresentaram desempenho inferior em comparação ao ano passado; a Alemanha continua sem nenhuma universidade entre as 50 primeiras; Espanha: apresenta duas universidades entre as 200 primeiras: Universitat Autónoma de Barcelona (176) e Universitat de Barcelona (187). Portugal: Universidade de Coimbra (385=) tem o melhor desempenho de Portugal. Quatro de cinco entre as 700 primeiras colocadas melhoraram suas posições em relação ao ano passado.
  • América Latina: a Universidade de São Paulo (139) lidera lista entre as latinas; UNAM (146) e PUC (195); 42 no total entre as 700: O Brasil com doze universidades, seguido pelo México com dez. Já o Chile apresenta sete universidades ranqueadas enquanto a Argentina tem seis e a Colômbia cinco.
  • Canadá: Toronto (19) acompanha McGill (18) entre as 20 melhores colocadas pela primeira vez.
  • Austrália: ANU (24) aumenta a distância com Melbourne (36).
  • Ásia: Hong Kong (23) e National University of Singapore (25) e Tokyo University (30) são as melhores colocadas entre as asiáticas no ranking; nenhuma universidade da Índia está entre as primeiras 200 enquanto duas universidades chinesas estão entre as 50 primeiras e outras 5 aparecem entre as 200 primeiras.

Estados Unidos não aparecem nesse resumo devido ao alto número de universidades suas no ranking. Mas caso você queira saber é só olhar o ranking completo.

Fonte: PRNewswire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.