Descubra as melhores universidades por disciplina

Tempo de leitura: 2 minutos

Universidade de Harvard

Para quem tem o desejo de estudar no exterior, aqui vai à dica. Um estudo da QS Quacquarelli Symonds mostrou o ranking das melhores universidades por disciplina, o nome do estudo é Rankings QS de Universidades Mundiais por Disciplina (QS World University Rankings by Subject).

O novo ranking revela novos competidores que colocam em questão a hierarquia mundial já estabelecida. MIT e Harvard (nos EUA) colocam-se ambas no topo da tabela, ao incluir 11 do recorde de 29 disciplinas cobertas, e à frente, portanto, de Oxford (3), Stanford (3) e Cambridge (1).

Mas é o desempenho das universidades de fora do circuito das tradicionais escolas dos EUA e Reino Unido que dão mais o que falar nesse ranking. Universidades de 17 países diferentes estão entre as 20 melhores em pelo menos uma disciplina, cobrindo cinco continentes com os seguintes países: EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Suíça, Itália, França, Alemanha, Holanda, Irlanda, Suécia, China, Cingapura, Hong Kong, Coreia, Japão e Brasil.

A Ásia tem um quarto das instituições líderes nas áreas de engenharia, matemática, química e ciência dos materiais. A principal instituição de pesquisa da Europa Continental é a ETH Zurique, que ocupa o 4o. lugar do ranking em engenharia química.

World university rankings

“A competição global para desenvolver a capacidade de pesquisa e atrair o talento internacional está balançando o edifício da ordem já estabelecida”, disse o chefe de pesquisa da QS, Ben Sowter. “A crise financeira reduziu muito a capacidade das universidades líderes dos EUA e do Reino Unido de monopolizar pesquisadores e estudantes de classe mundial”.

“Os países da Ásia, Australásia (Austrália e Nova Zelândia) e partes da Europa Oriental aumentam seus orçamentos para pesquisa num esforço para promover a inovação”, disse John O’Leary.

Duas instituições da Índia aparecem pela primeira vez entre as 30 melhores escolas de engenharia, enquanto a China começa a mostrar a sua força também nessa área. O crescimento do Brasil está refletido pela inclusão da Universidade de São Paulo (USP) nos rankings das 50 melhores em 6 disciplinas. E o Brasil também está com 9 universidades entre as 30 melhores da América Latina.

As universidades australianas conseguiram situar-se entre as 10 melhores em 11 disciplinas, enquanto que a Universidade de Toronto revelou-se a principal instituição de ensino superior do Canadá, entrando em 5 rankings das 10 melhores. Entre as instituições do Reino Unido, 12 chegaram à lista das “top 20” em pelo menos uma das 29 disciplinas.

O ranking se baseia em novos dados de citações de pesquisa, juntamente com levantamentos globais de quase 50.000 empregadores acadêmicos e de pós-graduação.

E você, o que achou do ranking? Deixe sua opinião nos comentários.

*Um texto da PRNewswire.

5 Comentários


    1. Estão até em uma boa qualificação. A USP ficou na 27ª posição na disciplina História.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.